quarta-feira, abril 30, 2008

Caminho de Santiago Trail Aventura 2008


Um Caminho em 5 Etapas...
Etapa 1: Ponte de Lima – Valença 35 kms
Etapa 2: Valença – Redondela – 35 kms
Etapa 3: Redondela – Pondevedra – 18 kms
Etapa 4: Pontevedra – Caldas de Reis – 23 kms
Etapa 5: Caldas de Reis – Santiago de Compostela – 42 kms

A chegada à Praça do Obradoiro foi emotiva, não pela adrenalina do sprint final mas pela serenidade “pós-prova”.
Deitei-me em frente da Catedral para dar descanso às pernas cansadas e sentir o calor do Sol enquanto observava o ambiente que me rodeava, é difícil de explicar o ambiente em Santiago, não sou uma pessoa religiosa mas dei por mim a reflectir sobre o verdadeiro sentido de empreender uma peregrinação a Santiago de Compostela.
Fiquei deveras assustado só de pensar na coragem que seria necessária para se dar o primeiro passo numa verdadeira “cruzada” até Santiago.

Mapa ilustrativo dos Caminhos de Santiago.

Tinha acabado de fazer 153 kms e no entanto percebi que tinha realizado apenas uma ínfima parte do Caminho realizado por muitos dos Peregrinos que me rodeavam. Quanto mais pensava no assunto mais impressionado ficava pela dimensão histórica dos Caminhos de Santiago.
Se nos tempos de hoje a simples ideia de fazer centenas de kms a pé assusta qualquer um, imagine-se na Idade Média em que ir a Santiago e respectivo Cabo Finisterre era considerado como uma verdadeira viagem até ao fim do Mundo… e regressar.

Quantos Peregrinos ao longo dos séculos terão cumprido a sua peregrinação até Santiago? Quantos meses/anos de Caminho teriam sido necessários?
Estas e outras questões deixaram-me pensativo e hoje estou arrependido por ter abandonado a Praça sem ter falado com um Peregrino para absorver um pouco da sua experiência vivida ao longo do Caminho. Sem dúvida, um aspecto a corrigir na próxima oportunidade. Algo me diz que esta não foi a última vez que me deitei à frente da Catedral de Santiago...

Para terminar, fica a citação de uma frase que encontrei e adoptei ao longo do Caminho:
Quem Caminha sozinho, concerteza chegará mais depressa, mas quem caminha acompanhado decerto chegará mais longe.”

Bons Caminhos...

Sem comentários: