terça-feira, maio 27, 2008

Arrábida "Limpa" - 22 Maio 2008


Decorreu no dia 22 de Maio mais uma actividade "Arrábida Limpa", iniciativa do ICNB. Estiveram presentes várias entidades, entre as quais o CAB-Clube de Aventura do Barreiro.

Depois de muitos mergulhos na Fonte-da-Telha e Lagoa de Albufeira, considerava o Portinho da Arrábida como dos recantos mais "limpos" e protegidos que tinhamos na Margem Sul. Pura ingenuidade...
O que à primeira vista parece limpo transforma-se numa verdadeira lixeira.
Façam o teste, da próxima vez que forem à praia/campo reparem com atenção no lixo à vossa volta. Porreiro não é?

Dá vontade de espetar com o fato de neoprene cheio de areia grossa nas trombas do primeiro palhaço que for apanhado a deitar lixo para o chão. Esta é a primeira reacção... a revolta. Após a fase de revolta, temos a fase da serenidade em que lidamos com este problema de forma mais adulta e madura, por exemplo, abordamos directamente o infractor dizendo algo do género: "Olhe desculpe, o senhor deixou cair esta garrafa de cerveja no meio dos arbustos..."

Se isto não resultar, não partimos logo para a cabeçada e chapada... está errado, não podemos entrar por esse caminho, temos de adoptar uma atitude educativa e de diálogo, reforçando o nosso argumento, por exemplo: "Olhe desculpe, a sua mulher ontem à noite teve de sair à pressa e deixou cá os sapatos no meio dos arbustos..."

Claramente muito mais eficaz...

Sem comentários: