segunda-feira, julho 20, 2009

Alentejo - 19 Julho

Para celebrar o nascimento de mais um membro do clã, nada como fazer um passeio na Serra de São Mamede para mudar um pouco de ares, altimetrias e distâncias.
Entrada no Parque.

Todos nós sabemos que no Alentejo as métricas para distâncias podem ter algumas variações. Por exemplo, eis algumas das respostas mais originais que recebi ao longo do caminho quando perguntava por direcções.
- "Ehhh pá... isso é muita longe, está a ver aquelas nuvens?"
- "Alegrete? Fica aí 2 ou a 15kms...(olhar pensativo)... olhe já não sei."
- "por aqui é uma granda volta... mas você gosta de andar não é?"

Vila de Alegrete

Verdade seja dita, nunca me perdi e quase todas as informações que recebi foram bastante úteis e revelavam grande conhecimento da serra, algumas bem preciosas como a indicação para fontes de àgua bem fresquinha. GPS e mapas, podem esperar mais um bocadinho...

Lavoura nos campos

Por esta altura, o calor apertava e a sombra escasseava. O primeiro café disponivel tornou-se no meu primeiro posto de abastecimento, o meu "Courmayeur" Alentejano.
Uma coca-cola e uma sandes de chouriço depois e estava de volta à Serra com as antenas de São Mamede cada vez mais próximas.

Quase nas nuvens.

Na última subida, reparo num arame farpado que bloqueava toda a estrada e num militar fortemente armado que me observava ao longe. Enquanto eu continuava a minha subida o militar deve ter dito algo do género: "Ó Silva anda cá ver este gajo de calções de licra...", pois assim que olho novamente para cima já vejo dois militares prontos para me receberem.

Objectivo... comunicações.

Depois de uma breve conversa, os militares ficaram convencidos que não representava nenhuma ameaça ou partida do "inimigo", também fiquei a saber que estavam em pleno exercicio militar e que este já durava à cerca de uma semana. Durinho...

No final da conversa, despedi-me dos bravos do pelotão e chamei a minha equipa de resgate que já devia estar impaciente para ir almoçar um belo bacalhau regado com azeite lá da terra.

E já agora, Parabéns Prima... : )

Sem comentários: